opendata-br

Algum tempo atrás, surgiu na lista da São Paulo Perl Mongers, a idéia de fazermos algo que pudesse ser usado para extrair, analisar e consolidar dados públicos brasileiros. Toda a idéia de ter “governantes” escolhidos pelo povo, a despeito da nossa sofrida realidade, gira em torno da responsabilidade que eles têm para conosco. E é impossível que nós possamos cobrá-los de seus deveres se não tivermos informação. A informação é condição necessária para a nossa atuação como povo, ainda que não seja uma condição suficiente para isso. Mas é um excelente começo.

Com isso, surgiu a idéia do OpenData-BR, que apesar de ainda ter uma definição nebulosa e não sabermos exatamente que bicho que vai sair de lá, almeja prover um conjunto de ferramentas para programadores. O ferramental está, claro, sendo desenvolvido em Perl (Perl Muderno!!! Muderno!!!), o código-fonte é, naturalmente, livre, e quem quiser colaborar, o repositório fica no github.

Até o momento o nosso “alvo” de testes é o site Portal da Transparência do Governo Federal. Já estamos conseguindo extrair alguns conjuntos de dados, mas ainda não há muito sendo feito com eles.

<< All your data are belong to us >>

Esse post foi publicado em brasil, perl e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s