Algum tempo atrás, surgiu na lista da São Paulo Perl Mongers, a idéia de fazermos algo que pudesse ser usado para extrair, analisar e consolidar dados públicos brasileiros. Toda a idéia de ter “governantes” escolhidos pelo povo, a despeito da nossa sofrida realidade, gira em torno da responsabilidade que eles têm para conosco. E é impossível que nós possamos cobrá-los de seus deveres se não tivermos informação. A informação é condição necessária para a nossa atuação como povo, ainda que não seja uma condição suficiente para isso. Mas é um excelente começo.
Com isso, surgiu a idéia do OpenData-BR, que apesar de ainda ter uma definição nebulosa e não sabermos exatamente que bicho que vai sair de lá, almeja prover um conjunto de ferramentas para programadores. O ferramental está, claro, sendo desenvolvido em Perl (Perl Muderno!!! Muderno!!!), o código-fonte é, naturalmente, livre, e quem quiser colaborar, o repositório fica no github.
Até o momento o nosso “alvo” de testes é o site Portal da Transparência do Governo Federal. Já estamos conseguindo extrair alguns conjuntos de dados, mas ainda não há muito sendo feito com eles.
<< All your data are belong to us >>