programando com alegria

Como já soltei aqui e ali, ando mexendo um tanto com Perl novamente. Tenho sido um membro relativamente ativo na São Paulo Perl Mongers, e tenho me divertido bastante com isso. O nível técnico é bem elevado, e o pessoal gosta de tomar boas cervejas.

Tenho já um módulo já funcionando no CPAN, o Net::Squid::Auth::Plugin::SimpleLDAP. Conta a história que o Fields perguntou, em 2008, se alguém faria um plugin para o módulo dele, e eu topei o desafio. Não é o módulo mais ativo do CPAN, mas de tempos em tempos eu volto nele, e sempre descubro uma coisinha a mais para melhorar.

Uma característica que é fundamental para a comunidade Perl é a existência de testes unitários para os módulos. Um módulo é medido principalmente pela existência de testes, bem como de documentação.  Claro que essa afirmação pode ser verdadeira em qualquer linguagem de programação, mas o ecossistema de ferramentas existentes em Perl para prover essa garantia, está muito além do que qualquer outra linguagem que eu conheça. Por exemplo, veja os reports de testes do meu módulo.

Um dos principais problemas do Net::Squid::Auth::Plugin::SimpleLDAP é que, para efetivamente testá-lo, é preciso executar um servidor LDAP. Além disso, pensei, muitas empresas pequenas poderiam usar um servidor LDAP para prover informações em rede, não somente autenticação de usuários, mas para as quais um servidor full-fledged como o OpenLDAP, ou um produto comercial como o IBM TDS seria complicado, ou caro demais. Daí surgiu a idéia do Net::LDAP::SimpleServer, que ainda está em desenvolvimento. Além de ter um servidor mais simples de usar, terei também um servidor que poderá ser facilmente utilizado nos testes do Net::Squid::Auth::Plugin::SimpleLDAP.

Além disso, dado o meu trabalho diurno de administrador de WebSphere, eu comecei a fazer um módulo chamado WAS::App::Install. O nome já diz tudo. Por enquanto ele não é assim, a solução mais elegante do mundo, mas se resolver o problema, já é um bom começo. E onde está esse começo, no CPAN? Ainda não. Mas quem quiser acompanhar o desenvolvimento veja o repositório no github o repositório no github (depois de duas mudanças de nome).

Enfim, programar em Perl faz com que programar seja divertido novamente. Eu entendo o valor de Java (principalmente no meu contra-cheque recheado de WebSphere), entendo o valor de python e jython, e entendo o valor de Ruby. Mas Perl é f***ing awesome!

Esse post foi publicado em perl e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s