etimologia

Sempre fui curioso, quis entender como funciona e de onde vem. E assim é com as palavras, e o nome disse é etimologia. Em outras coisas, tenho uma certa compulsão por dicionários, não só etimológicos, mas também os “normais”e os de outras línguas. Enfim, todos. Para mim eles têm uma certa magia: eles possuem, em suas incontáveis páginas, as chaves para novos conhecimentos.

Há algum tempo atrás comprei um Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa, de autoria de Antônio Geraldo da Cunha, editado pela Nova Fronteira. Mas fiquei decepcionado: esse dicionário, na maior parte das vezes, apenas lista as datas dos termos de origem, trazendo muito pouca informação histórica sobre os mesmos. Curiosamente, ele não consta mais nem no site da própria editora (pelo menos em uma busca simples por “dicionários”), e nem no site da Livraria Cultura – onde eu comprei o meu exemplar.

Decidi então buscar por dicionários lusitanos, na esperança de ter obras de maior profundidade. Fiz uma pesquisa na net e, aparentemente, o grande papa do assunto lá na “terrinha” é um tal de José Pedro Machado, e a obra dele que me causa mais compulsão é, naturalmente, o Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa, primeiramente publicado em 1952, mas que sofreu várias revisões e ampliações ao longo dos anos, sendo que consta na Cultura a 8a. edição, de 2003, dois anos antes do falecimento do autor.

Esse post foi publicado em pensar e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para etimologia

  1. L. disse:

    “A própria palavra etimologia vem do grego ἔτυμον (étimo, o verdadeiro significado de uma palavra, de ‘étymos’, verdadeiro) e λόγος (lógos, ciência, tratado)” (Wikipedia)
    Rá!

Deixe uma resposta

