openoffice.org extensions, liberdade

Não que seja uma enorme surpresa, mas eu fiquei bem feliz por descobrir que o OpenOffice.org (geez, o que fizeram com o site? Que azul-calcinha é esse?) também tem extensions. Segue o link para as extensões mais populares, para você incrementar o seu OO.org. Ah, você ainda não usa o OpenOffice.org? Mude agora! Recomendo o BrOffice.org, que é a versão já “tropicalizada” do software.

***************

Rolou por intermináveis meses o debate sobre a aprovação ou não do OpenXML como um padrão ISO para formatos de documentos eletrônicos (leia-se: textos, apresentações, planilhas, etc). Por fim, a ISO aprovou o OpenXML como um padrão. Eu estou longe de ser alguém que tenha se aprofundado no assunto – que é extremamente chato – mas, pelo pouco que li, há indícios de que essa aprovação foi cercada de muito nevoeiro, encontros escusos, suspeitas de fraude e propina. Por mais que a Microsoft pareça estar tentando abrir seus horizontes em relação ao software livre, parece que ainda age como o cachorro que não larga o osso quando o assunto é a suíte de ferramentas de escritório, o Office. A discussão sobre OpenXML versus ODF, como eu disse, é chata, e longa. Mas eu pretendo ficar no ODF o máximo que puder.

Esse post foi publicado em geek, openoffice.org e marcado , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para openoffice.org extensions, liberdade

  1. Laila disse:

    Cheio de blá blá blás que meu cérebro não entende… rsrsrs

  2. zel disse:

    gato, eu tentei usar o openoffice uma época e não me acostumei. adoro o conceito de ser aberto e tal, mas o office novo é um espetáculo de bom😀

    eu pirateio o office 2007 com prazer, não consegui adotar o open. me dê um conselho de usuário (e não apaixonado por open): as versões mais novas são legais, vale a pena tentar de novo?🙂

  3. Russo disse:

    Eu acho que vale a pena dar uma olhada sim, mas meu feeling é que você não vai trocar pelo open😉 por mais que eu curta opensource e NÃO curta microsoft, uma coisa a gente tem de dar o braço a torcer: os lazarentos são muito foda com interface de usuário.

    Esses dias, no micro de um colega de trabalho, eu vi o filtro de linhas do excel novo, jisuis o que é aquilo? é quase o disco voador!! Se você é heavy-user de word/excel, acho que nao vai gostar do OO.o, até pelo fato de ter de mudar o seu padrão de achar as coisas. No meu caso, no entanto, eu uso muito pouco essas coisas – eu uso tão pouco que o Google Docs (que é bem limitado) é suficiente para 99% das vezes pra mim.😉

  4. zel disse:

    *HAHHAHAHHAHAHHA* foi o que imaginei… o excel novo é a coisa mais maravilhosa que já inventaram pra escritório. a melhor ferramenta da MS, de longe! é muito muito foda. e o PPT melhorou uma barbaridade também.

    eu tenho birra da MS também, mas sou prática – excel e ppt são invenções do capeta, muito bons.

Deixe uma resposta

