macacos pelados e a nave azul

Feliz 2008!!! 2008 o quê? ou 5760? ou o ano 4705? ou 1456? Ah, 2008 anos desde que nasceu o Barba!!! Anos? E o que é um ano? Um apressadinho diria que um ano é “365 dias”. Existem muitas maneiras de se contar um ano, e se formos entrar em números jamais chegaremos a um consenso. O fato é que: completamos um ciclo, iniciamos um outro. Muito mais que o número, importa aquilo que acreditamos que iremos alcançar no próximo ciclo, bem como aquilo que aprendemos do ciclo anterior. Claro, isso também é verdade para dias, semanas, meses (meses? o que são meses? ah, pula essa parte).

A mensagem de ano novo mais interessante que recebi neste ano, veio do Marcos Rogério, colega do tiro com arco. Copio aqui:

Durante aproximadamente 5 bilhões de anos, a Terra tem dado uma volta por ano ao redor do Sol. Todo ano, durante bilhões de anos, ela fez isso. E as bilhões de formas de vida que estavam por ali, não se importavam. O universo também não tinha nenhum motivo para se preocupar com um planeta insignificante orbitando uma estrela comum na periferia de uma galáxia comum no meio de bilhões de outras.
Contudo, uma espécie de macaco bípede e sem pelo apareceu e começou a atribuir significado e importância pra coisas que não tem significado ou importância. E, claro, a voltinha anual da Terra ao redor do sol ganhou significado e importância.
Apesar do seu cérebro mais evoluído, o macaco sem pelo, não parecia muito fã de utilizá-lo e com isso a mania de celebrar um fato inevitável (como se um planeta pudesse deixar de orbitar ao redor do seu sol. Afinal, ele não pode parar pra fazer uma boquinha no meio do caminho ou tirar a água do joelho) foi se espalhando por todos os outros macacos.
Hoje em dia, a coisa está tão arraigada que contamina até mesmo aqueles que tem o hábito de pensar um pouco. Pior, as pessoas ficam se sentindo na obrigação de estarem “felizes”, “esperançosas” e “comemorativas” – sem contar é claro, consumidoras… O que gera em muitas pessoas a ansiedade por estarem felizes e, em não conseguindo, a angústia de não estarem felizes porque a Terra deu mais uma volta ao redor do Sol.
Curioso também são os hábitos de reforço dos laços sociais entre os primatas – pular ondas, vestir roupas com coloridos simbólicos, embebedamento coletivo e o melhor de todos: fazer promessas de uma vida e comportamento melhor que serão esquecidos no dia em que deveriam começar.
Alguns símios devem estar bravos comigo agora, achando que eu sou amargo, rabugento, que não entendo a natureza dos meus semelhantes, que não tem nada de mal nisso etc etc etc
Bom, para esses recomendo um par de óculos contra a miopia, mas sendo eu mesmo um desses símios, como não poderia deixar de ser, aqui vai uma mensagem de ano novo:
Eu espero e desejo de coração que você não espere o final do ano pra ser alguém melhor – mais sincero, mais amigo, mais próximo.
Que não espere a virada do ano pra começar a construir um mundo melhor.
Espero, de verdade, que você perceba a raridade e a improbabilidade de você estar vivo.
Eu desejo a você, um coração nobre e compassivo.
Que você entenda que o único bem é a Virtude, o único mal – o vício. O resto é indiferente.
Que no próximo ano, você deixe de lado sua natureza de símio – e se torne um ser humano em toda sua glória e potencial.
Afinal, a Terra só pode fazer uma coisa e o fará todo ano.
Você… pode fazer muito mais.
Com amor (e um pouco de ironia sarcástica e uma “raiva doce como o mel” como diria Homero)
Marcos

Rogerio

Obrigado🙂 Feliz viagem à você, e a todos nós, macaquinhos, na nossa maravilhosa nave azul.

Esse post foi publicado em 2008, alexei, mudança, pensar. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s