uploader de fotos para linux

juploadr uploadingEu fiquei um bom tempo sem fazer upload das fotos da câmera para o micro e depois para o meu site de fotos no flickr, então qual não é a minha surpresa hoje ao encontrar quase 40 fotos para fazer upload.

No site do flickr há a menção de ferramentas para fazer upload em massa. No link eles falam só de Windows e Mac, mas ao clicar, há um outro link para o jUploadr, uma ferramenta (não suportada pelo flickr), que é feita em Java, ou seja, roda em qualquer ambiente. Funciona com o flickr e com o zoomer (?? nunca vi mais gordo esse).

Basta abrir o .tar.gz em algum lugar (sugestão: dentro do /usr/local), entrar no diretório e executar:

./jUploadr

Naturalmente, em sendo uma ferramenta em Java, pressupõe-se que você já tem o Java instalado.

Eu cheguei a achar um pacote .deb para Ubuntu, mas a instalação não funcionou direito e era uma versão velha, então desencanei muito rápido.

Esse post foi publicado em flickr, fotos, java, linux. Bookmark o link permanente.

10 respostas para uploader de fotos para linux

  1. Daniel disse:

    já tinha usado =D

    ele é bom ;D

  2. russoz disse:

    É sim, estou usando o redimensionamento automático para 1024×768, rotacionando e já adicionando tags por ele. Depois é só mandar subir e pronto!!

  3. Luciana disse:

    OI,

    estou com o mesmo problema, não consigo descarregar a minha câmera… li o que vc escreveu, sou iniciante no uso do linux e não compreendi o que devo fazer. Sei que tenho de instalar algo…. huummmm… vc pode me ajudar?

  4. Luciana disse:

    o que significa abrir o ‘.tar.gz’ em algum lugar (sugestão: dentro do /usr/local)

  5. russoz disse:

    Luciana, o jUploadr não serve para descarregar as fotos da câmera para o micro, ele serve apenas para você pegar um diretório de fotos (já no micro) e carregá-las no flickr (www.flickr.com)

    Para fazer o que você quer, há algumas opções. Não vou conseguir te dar muitos detalhes HOJE, porque meu Linux aqui está com algum pau (eu já mexi demais nele) e não está mais reconhecendo a câmera como antigamente.

    Seria interessante saber qual distribuição Linux você usa: RedHat, Ubuntu, SuSE, Debian, …? E se você usa Gnome ou KDE como ambiente gráfico.

    Independente disso, eu posso sugerir dois programas para você: o F-Spot e o gtkam. o F-Spot é bem mais sofisticado e completo – e inlusive também tem a capacidade de carregar as fotos no flickr!🙂 enquanto que o gtkam é um programinha mais simples apenas para copiar as fotos da camera para alguma pasta no seu computador. Eu sou usuário de Gnome, mas tenho certeza que no KDE deve ter algum programa que disponha dessa funcionalidade.

    Espero ter ajudado! Qualquer dúvida, é só entrar em contato de novo!

    []s,
    Alexei

  6. Luciana disse:

    Oi,

    eu uso a distribuição Debian e o ambiente gráfico é o Gnome, mas tb tenho a opção do KDE.
    Os programas que vc indicou – Fspot- funciona como um programa universal, para qualquer tipo de máquina, coisa parecida com o Ifoto do Macintosh? consigo na NET?

    grata pela atenção
    Luca

  7. russoz disse:

    Luciana, eu não conheço o programa do Mac, não posso comparar, mas pelo que vi, parece bem completo sim.

    O F-Spot também carrega as fotos da máquina par ao micro, aliás, fiz isso com ele ontem à noite – só não subi as fotos para o flickr ainda.

    Aliás, escrevendo aqui, fui dar uma checada, e já descobri um ponto no qual não gostei do F-Spot: ele não foi sozinho no flickr buscar as tagas já existentes lá, ele ficou só com um conjunto padrão dele (Favorites, People, Events, coisas assim)

    Sobre a compatibilidade com câmeras, isso é mais uma questão do Linux do que do F-Spot, até onde eu sei. O melhor jeito é tentar😉

    Para instalar, tente rodar o seguinte comando, como root:

    apt-get install f-spot

    Esse pacote tem no Ubuntu (que uso), no Debian deve ter tb, mas não tenho certeza absoluta, nem sei se a versão será a mesma do Ubuntu

  8. Luciana disse:

    Alexei,

    Deu certo…. abri o root e coloquei o comando. Muito obrigada… agoraterei como trabalhar de forma mais ágil. Estava se tornando muito difícil descarregar fotos, pois tinha que ir até a casa de meu irmão.

    O programa é bom, a princípio achei que não ia identificar a máquina, mas procurei os caminhos e rolou.

    Já vinha a mais de um mês procurando uma solução. Fiquei muito feliz por ter conseguido.

    O mundo não para de girar por causa de pessoas como você.

    []s,
    Luca🙂

  9. russoz disse:

    Fico feliz por ajudar🙂

    Para quem quiser saber mais sobre o F-SPOT:

    http://f-spot.org/Main_Page

    []s, Alexei

  10. Wilson disse:

    Russoz Boa Tarde!
    Desculpe o incomodo mas preciso falar de um assunto que não tem nada a ver com o qual falam, é que gostaria que me ajudasse em um problema, estou fazendo meu TCC do curso de Ciência da Computação e vi que você tinha um blog de como quebrar rede wep ou algo do tipo, vi que algumas pessoas estavam tentando tirar vantagem propria e você acabou bloqueando os posts. Então gostaria de saber se você pode me ajudar com materias ou pesquisas de como posso fazer testes em redes wep ou wpa vulneraveis, se possivel é claro.
    Desde já agradeço pela atenção;
    Wilson.

Deixe uma resposta

