como quebrar redes wireless

UPDATE (06/JAN/2008): Cancelei os comentários neste post, porque só tem neguinho trouxa querendo ser malandrão. Chega.

UPDATE (16/ABR): Estava lendo newsletter do Bruce Schneier, um dos maiores papas da segurança da informação, e saiu uma indicação para um artigo que demonstra como quebrar o protocolo WEP em aproximadamente 60 segundos.

Outro dia estava na casa do meu amigo Antônio, e ele estava batalhando para lembrar no menu/site/ferramenta de administração do Access-Point dele, onde é que habilitava o filtro por endereço MAC.

Na ocasião eu contei a ele que chave WEP não adianta muito, pois é extremamente fácil de quebrá-la. Então, pensamos sobre o quão seguro seria o filtro por endereço MAC. Concluímos que quase nada, porque os endereços MAC vão nos pacotes que passam livremente por aí. Mas concluímos isso apenas teoricamente, sem conhecimento de ambas as partes.

Hoje eu estava pesquisando sobre isso, e encontrei vários links interessantes (eu uso Linux, então obviamente procurei ferramentas de Linux, mas é extremamente fácil encontrá-las também para Windows):

Eu gostei muito do Airsnort, ferramenta gráfica, fácil, e simples. No começo do ano passado, eu a utilizei para descobrir a senha da rede na casa da minha tia, pois meu primo havia esquecido qual era.

No entanto, o Airsnort pode não conseguir fazer o “scan” em vários canais wireless por conta própria; nesse caso você precisará habilitar o modo Monitor da sua placa manualmente. Para isso você precisará descobrir em qual channel a rede que você vai quebrar está trabalhando.

Use o kismet, que é uma ferramenta para levantamento de dados: você descobre facilmente, e rapidamente, quais são as redes, e os parâmetros das mesmas (MAC address do AP, channel, etc… – veja o link WLAN hacking acima).

Após descobrir o channel, basta usar o comando iwconfig ath0 mode Monitor, para colocar sua placa em modo Monitor. ATENÇÃO: ao colocar a placa em modo Monitor, você automaticamente é desconectado de qualquer AP que estiver acessando. Então, não dá para ficar “navegando na Internet” enquanto você captura os pacotes, ok?

Esse post foi publicado em crack, linux, wifi, wireless_network. Bookmark o link permanente.

77 respostas para como quebrar redes wireless

  1. sandro disse:

    onde eu moro em area restrita de acesso a internet como faco para capita um sinal de outras rede via sinal de radio? gradeco

  2. Alfredo disse:

    Oi amigo gostei muito das informacoes que voce publicou, na frente da minha casa eu consigo captar muitos sinais wireless 802.11b com a minha notebook e tem algumas redes que nao estao com nenhuma seguranca nao estao encriptadas e estao abertas e consigo navegar na internet com esas redes mas preciso saber que tipo de equipamento tenho que instalar para poder mandar eses sinsis de internet para dentro da minha casa por que eses sinais so consigo ter cuando eu saio para fora??? Obrigado… Alfredo.´.

  3. russoz disse:

    Alfredo, os sinais se enfraquecem ao atravessar paredes ou outros obstáculos físicos. Na casa do meu irmão, por exemplo, o router wireless fica no quarto dele, e entre o quarto e a sala tem um lugar onde tem uma porta de metal. Com a porta aberta, eu pego o sinal, com a porta fechada, eu perco o sinal.

    Você precisa de um repetidor de sinal wireless, eu nunca fui ver o preço de um então não sei quanto custa.

  4. elton disse:

    em minha cidade tem varios provedores de internet via radio com o meu
    notebook consigo pegar algumas redes
    ja consigir navegar com uma senha que um amigo me falou mais agora nao consigo mais
    como faço para descobria a senha
    e poder navegar na internet?
    fico aguardando a resposta
    desde de ja agradeço elton

  5. Gilberto disse:

    Colega, tente algo como: Wireless security

    Até mais!

  6. russoz disse:

    Gilberto, o link que você mandou (seu blog?), é um passo-a-passo de como habilitar criptografia WPA2 em redes wireless.

    Se você pesquisar com cuidado, verá que também existem métodos para quebrar WPA, ainda que não sejam tão simples quanto os métodos para quebrar WEP.

    Achei interessante o seu blog, mas alguns artigos são da PCWorld, e você sequer colocou uma menção à fonte.

  7. Gilberto disse:

    Russoz, minha intenção foi a de colaborar com o seu post, não criticá-lo. No meu artigo, a adoção do WPA2, usando AES de 128 bits, é parte dos procedimentos que você pode usar para impedir que um sniffer, como o que você cita no seu texto, ao colocar a interface de rede no modo promíscuo, possa coletar dados não cifrados, enviados através da rede. Hoje em dia, existem “métodos” para quebrar a segurança de quase tudo, embora da teoria à prática, normalmente, exista um bom caminho a seguir.

    Com relação aos artigos da PC World, quando não cito a fonte, insiro um link para a página da reportagem, como você deve ter observado no final do post. Em outros casos, a fonte é citada diretamente.

    Obrigado por se interessar pelo meu weblog. Desejo felicidades e sucesso.

  8. Mafra disse:

    Olá.
    Tenho um MacBook Intel e quando o ligo aqui em casa, detecto três redes, mas todas pedem senha.

    Como é o processo para quebrar esses redes usando um Mac?

    Fico grato!

  9. igor disse:

    tenho uma antena wireless pago e tenho uma senha e nick pra entrar.
    quero faser um teste
    como navegar sem pagar o provedor no caso meu portalvertentes
    sinal tem so quero navegar sem pagar
    tem jeito?

  10. russoz disse:

    igor, não tenho certeza se entendi exatamente o que você já tem e o que você não tem.

    o fato é: essas informações que eu coloquei no post são referentes apenas a redes wireless locais – conexão com provedor é um OOOOoooutro assunto, que não tem nada a ver com isso. A única coisa que eu vejo que você poderia tentar fazer é entrar na rede wireless de algum vizinho seu, agora se o cara depois descobrir e querer te enfiar a mão na sua cara, aí o problema é seu :-P

  11. r00v3k disse:

    aeeeee blz mais procurei ferramenta para quebrar senhas de redes wep para windows mais não encontrei aqui onde estou tem uma rede wep q o sinal é 100% acho q se eu me conectar nela tmb ficaria 100% mas o q mata é as ferramentas pq eu uso windows

  12. rodrigo disse:

    Olá caros colegas tudo bem com vcs, não sei o que eu faço comprei uma antena e a placa pci wireless mais nao paguei a mensalidade e cortaram meu sinal gostaria de saber se tem como habilitar de novo
    sem pagar o provedor.
    obrigado

  13. Wanderley disse:

    ola deixa te perguntar como q faço para descobrir um mac para configurar minha net

  14. PAULO disse:

    kismet este programa não funciona no windows?

  15. PAULO disse:

    Como descobrir um nome de uma rede se não sei algum MAC de client?

  16. jefferson disse:

    eu fiz eu teste akui em casa com wireless usb adapter..ele axa 2 conexões mais uma tem senha e outra naum..só q nuam consigo me conectara elas…gastaria de saber pq e o q eu posso fazer pra me conectar a eles….

    brigado

  17. Pablo disse:

    Oi
    Existe alguma ferramenta prá Windows pra quebrar WPA? Poderia me informar?
    Obrigado

  18. Vinicius disse:

    gente todo mundo fala fala e fala mais alguem tem uma soluçao pra quebrar senha de rede fechada que realmente funcione estou com meu notebook e alguns locais acho rede wireless mais pede a maldita senha isso tem jeito de quebrar sim ou nao? sejam mais concretos obrigado amigos

  19. Bruno disse:

    ola , boas, onde eu moro apanho um sinal de rede wireless de outro computador da vizinhança com sinal aberto com o qual posso aceder a net sem pagar, a minha duvida é a seguinte, o que tenho que fazer para conseguir entrar dentro do computador que esta a enviar esse sinal wireless e sacar pacotes?
    Ajudem me….obrigado amigos…

  20. lincoln disse:

    ola gostei muito deste forum queria saber tenho um macbook e intercepto varias redes wireless como faço pra me conectar ja que eles pedem senhas tem algum programa ou truque pra eu descobrir a senha

    obrigado

  21. D.J Maurinho disse:

    Olá …
    Vejo aqui que tenho várias redes seguras, como faço para saber qual é WPA e qual é WEP ?
    Outra dúvida … sei que existe restrição de MAC como sei quando estão usando essa restrição ?
    No caso das ferramentas de quebra de chave preciso de algumas para Windows… pode me ajudar ?

    Abraços

  22. nick disse:

    vc simplesmente pode comprar uma antena externa existente no mercado, e uma placa wireless pcmcia pra o notebook, enrosca a antena externa e enjoy!

  23. D.J Maurinho disse:

    Já fiz isso … inclusive é a que eu uso ! Mas o meu maior problema é a consistencia da rede … como são usuarios demesticos eles desligam o router e me derrubam … por isso queria uma rede empresarial pois assim fica 24 hs no ar … mas todas elas tem chave wep ou wpa..
    Por isso quero saber como quebrar isso …

    Alguem ?????

    Abraços

  24. Rogério disse:

    Cara, manda um tutorial desses (de seu conhecimento mesmo) juntamente com alguns destes softwares pro meu e-mail. Ficaria muito grato. To doido pra fazer uns testes, mas a minha intenção é entrar numa rede e acessar a NET (somente). é “BASICO” mesmo, nada de invadir PC’s (Não é minha onda). Então… Se fizer a gentileza. Vou me divertir a beça estudando isso aí! he he he, VALEU E AGUARDO!!!

  25. cyber disse:

    Cara eu naum consegui pegar nenhum programa de quebrar senhas, se vc tiver algum ai me manda por favor

  26. dandam disse:

    ola galera, ao lado da minha residencia uma antena de um provedor que joga o sinal pra cidade, quando eu ativo minha wire no meu not aparece na lista o nome do sinal..fui cliente desse provedor e eles quando configuraram minha net era controlado por um ip interno no caso 10.12.0.1 era o dns e o gateway e o meu ip era 10.12.0.75
    e tinha um loguim e uma senha que pedia logo que eu entrava na internet era reedirecionado logo pra essa pagina do provedor dai entao tinha acesso total a net…mas agora
    nao sou mais cliente e nao tenho acesso
    mas quando tento colocar outro ip eu consigo e nao pede o loguin e senha, posso acessar por alguns minutos mas dpois da conflito de ip e logo cai…
    como eu poderia fazer pra poder ter acesso nessa rede por tempo indeterminado? teria como eu kebrar essa senha do meu antigo ip? ou teria como eu ter um programa pra scanear os ips que estao vulneraveis e assim toda vez que precisase eu mudaria o ip e entraria normalmente?

    ficaria grato pra quem ajudar ai….

  27. marcos aurelio de jesus disse:

    senhor russo li tudo o que o senhor publicou nesta pagina e fiquei muito animado em te perguntar algo que me enteresa muito
    por favor se possivel me responda
    tenho a antena e a placa de radio de um provedor local que oferece o cinal via radio bem como o servidor de internet> minha pergunta è o seguinte tem como eu acessar esta rede sem pagar pelo seu serviço
    obrigado
    a pagina esta incrivel continui assim

  28. Alexandre disse:

    Gostaria se saber algum programa para quebrar as chaves WEP, eu tenho uma conexao ja com um AP mas essa conexão nao é boa gostaria de pegar a senha do outro AP do provedor para assom testar se ela é melhor.

    Agradeço quem me ajudar

  29. Mario disse:

    Hehehe, não há programas que quebrem a senha WPA WEP até tem, mas demora muito e se o cara descobrir que vc logou quebrando a senha vc é enquadrado em crime (caso ele faça um B.O) e pode ser preso.

    Abraço,

  30. julio disse:

    como eu faço para invadir uma rede via radio do meu vizinho

  31. careca disse:

    E ai galera, boa tarde….tenhu um NB com wireless, e em um cômodo da casa o pc detecta a rede e eu me conecto sem problemas… a minha dúvida é a segunte: “tem como alguém descobrir se estou usando a wireless desta pessoa?”

  32. russoz disse:

    Careca, tudo o que ele precisa fazer é olhar no console do access point e ver a lista de quem está conectado. Lembrar de ir lá checar isso já é outra história, masé um risco que você corre.

  33. daniel silva disse:

    gente , eu não sou experiente e tenho uma net a radio . o meu provedor (que por sinal é muito ruim ,mais eu não tenho opção)pois uma senha no meu roteador wireless.toda vez que eu entro no firefox 192.168.0.1 ele me pede o login e a senha.o login eu ja sei que é admin.
    mais a senha eu não sei .como que eu descubro.afinal o roteador é meu e foi eu que pagou…da uma força ai galera.por favor.

  34. russoz disse:

    Daniel,

    Geralmente os roteadores têm um furo atrás, onde você enfia algo como um arame (um clip aberto serve), para resetar o roteador para as configurações de fábrica.

    Ao fazer isso, o usuário e senha do roteador vão para o padrão do fabricante, que você pode tentar descobrir na internet quais são. Nos da D-Link, geralmente é user “admin”, senha “admin”.

    LEMBRE-SE que ao fazer isso, no entanto, caso haja qualquer configuração necessária para acessar seu provedor, ela irá se perder, ou seja, talvez você tenha de chamar o técnico deles depois para refazer a configuração – dai ou você olha qual configuração é, ou olha qual é a senha que ele coloca.

    Agora, como você diz que não tem muita experiência, eu diria que provavelmente é melhor você deixar a coisa funcionando como está. Ou, usando a frase famosa: se não sabe, não mexe. ;-)

    []s,

  35. daniel silva disse:

    que tipos de configuração
    se for dns ip eu sei .
    se eu chamar o tecnico ele vai ficar puto e por a senha de novo .eu queria era quebrar sem resetar o roteador.tem como?

  36. russoz disse:

    Eu não que tipo de configuração o cara pode ter feito no seu roteador.

    Agora, posto que o roteador é seu, se o técnico ficar puto, eu acho que você deveria ficar mais puto que ele e mandar deixar a senha com você.

  37. daniel silva disse:

    VOCE NAO SABE QUEBRAR A SENHA PELO MEC?
    EU ACHO QUE ELES NÃO ME DÃO EU POR QUE ELES ACHAM QUE EU POSSO MELHORAR ALGO ?

  38. daniel silva disse:

    cara eu to precisando muito dessa senha…

  39. jefferson luis de carvalho disse:

    Boa tarde meus amados, eu gostaria de saber como eu faço para usar um provedor via radio sem pagar porisso.

  40. marcello disse:

    todos estão perguguntando como conseguem quebrar a saenhe e nada se diz… farei a pergunta pra reforçar o tema, como se faz pra acessar a rede via wep ou wpa? valeu

  41. russoz disse:

    É porque as pessoas não lêem. No post inicial tem as informações necessárias para isso, mas por algum motivo as pessoas continuam perguntando. Não sei, talvez esperem ser puxadas pela mão, ou que alguém monte uma receita pronta para elas.

    Além disso, quase todos estão claramente querendo aprender isso apenas para darem uma de “espertos” e se aproveitar dos outros. Não que eu seja algum santo ou algo parecido, mas eu não faço questão de ajudar a sacanear as pessoas.

  42. Hugo disse:

    cara seguinte…

    eu consigo conetar nun sinal wireless que aparece aqui na minha casa, mais te um problema!

    Adaptador Ethernet Conexão de rede sem fio 3:

    Sufixo DNS específico de conexão . :
    Endereço IP de config. automática . : 169.254.30.62
    Máscara de sub-rede . . . . . . . . : 255.255.0.0
    Gateway padrão. . . . . . . . . . . :

    como voces podem ver nao pego o gateway e nao consigo navegar na internet..

    alguem pode me ajudar?

    por favor adicione no MNS ou mande email..

    pago $ pela ajuda se der certo!

    obrigado!

  43. valtinho disse:

    meu msn: valtinho_nino@hotmail.com
    eu possuo varias informações sobre esse assunto quem kizer saber pode me adcionar nele…
    ms eu keria ki u kara ki postou esse comentario aew me adcionasse para discutirmos sobre o assunto e auto-ajudar um ao outro….

  44. Proffi disse:

    Como eu faço para entrar enm uma rede criptografada sem ser identificado e adquirir senha da mesma?Que comando eu posso usar para descobri-lá?

  45. giovani disse:

    pessoal e muito facil entra em uma rede , mais pecebi que aki niguem sabe o basico do linux assim fica quase impossivel, porque no windos o problema e vc conseguir uma placa com chipset que fique em modo monitor(eis a questao) bom galera negocio e estudar abraco a todos..

  46. portuges disse:

    a onde moro tem varios sinais de rede mas no entanto nao conçigo me conectar na net fala que a conectividade esta nula oque devo faser para me conectar…… des de já agradeço valeu

  47. Jairo disse:

    Olá! Por favor, alguém podeira me responder se dar para descobri senhas de redes Wireless? Poxa… Todos falam, falam e nada de respostas? E aí? O dono do forum, pode me responder? Vc coloca atalhos com esse nome! “Descobri senhas”… Então vc deve saber!

  48. negrosdepreto disse:

    tenho um celular nokia n80 ele capta bem os sinais wireles, gostaria de saber como quebro a chave compartilhada da segurança wep e as demais. (negrosdepreto@bol.com.br)

  49. Wr41ght disse:

    Parabéns Russoz e parabéns por ter que “aturar” algumas pessoas tão arrogantes que apenas buscam um “falso” conhecimento sem ao menos ler o texto direito e ficar perguntando “tem como fazer isso? tem como fazer aquilo?”

    Att,
    Wr41th.

  50. russoz disse:

    Só falta perguntarem como faz para acessar a rede uáirelés com um melão, um clipe e um barbante.

  51. Wr41ght disse:

    Ou então com uma lata de óleo, parafuso, porcas e arruelas hahahahaha.

  52. boy disse:

    pow alguem ai sabe o nome de algum soft p/ capturar numeros de gateway de rede wireless assim como tem o CC Get MAC Address para capturar ip e mac? vlw!!

  53. djmuleke disse:

    todo mundo fala… fala… fala… mas ninguem tem solução… no dia que vc axarem uma maneira pra quebrar a porcaria dessas senhas… me avisem… flw!

  54. ric disse:

    gostaria de saber se existe um meio de monitorar o computador do meu filho pela rede wireless daqui de casa, tenho todas as informacoes da rede pois fui eu quem instalou, mas nao tenho a senha do computador dele, por favor ajudem este homem aflito.

  55. marc disse:

    olá, to com um probleminha aqui em casa, meu vizinho aqui me vendeu um equipamento de net via radio por $450,00, dai ele montou uma torre para transmissão, ele me disse q ia cobrar uma pequena taxa mensal, no 1º mes foi blz, agora ele aumentou 5 x mais o valor, resumindo, ele me enganou, como faço pra voltar a navegar d novo, sem q ele saiba, tem como, a rede dele nem é legalizada…. so aparece isso qdo tento me conectar….BSSID…00:12:0e:59:fc:2a…….channel..7(B)….Type..AP…esses foram alguns dados da torre dele, o sinal ta perfeito, mas ele não deixa mais eu navegar, sera q alguem poderia me ajudar!!!
    agradeço!!
    obrigado!!

  56. junir disse:

    tenho um notboock e consigo encherger cinais de internet via radio mais o sinal é muito fraco como fasso para melhorar esse sinal e como configuro a rede sem fio do notboock

  57. People disse:

    E aí cara beleza???
    Eu gostaria de saber como faço para usar a internet via rádio da minha vizinha??? Más lembrando que ela me autoriza. O que preciso fazer?
    Se tiver material ou links agradeço. Mais mesmo assim aguardo sua resposta. Valeu!!! Falou!!!

  58. ELTON disse:

    TUDO JÓIA. ESPERO QUE SIM.

    ENTÃO MINHA DUVIDA É O SEGUINTE, MEU NOTBOOK CAPTA O SINAL DA WIRELESS DO VIZINHO , CONECTA E TUDO SÓ QUE A HORA QUE VOU ABRIR O I.E. PARA ACESSAR INTERNETE ELE NÃO ABRE, ELE APARECEC NUMERO DE IP E TUDO QUANDO CONECTA. O QUE TENHO QUE FAZER PARA UTILIZAR ESSAS REDE,

  59. Luiz Carlos disse:

    Será que alguem pode me ajudar eu não quero quebrar a senha WEP nem WAP de ninguem aqui em casa tem uma placa wireless no meu pc que capta varias redes abertas algumas delas podem ser da faculdade ou shopping que fica aqui proximo mais são umas 5 as vezes mais redes mas quando conecto aparece a mensagem conectividade nula ou limitada eu deixo a opção obeter endereço ip e servidor dns automaticamente se alguem souber como me ajudar eu agradeço.

  60. russoz disse:

    Luiz, muitas pessoas deixam a rede wireless sem criptografia, mas estabelecem filtro por endereço MAC da placa de rede. Provavelmente é o caso dessas redes que você está captando.

  61. DJ disse:

    ei meu radio nao reseta e esta automatico
    preciso entra nele para bloquear os outros not boocks…..
    como eu faço?
    o radio e EnGenius ECB 3220 senao
    pode me ajudar………………

  62. russoz disse:

    DJ, lamento, eu não manjo nada desse. Tenta entrar no site do fabricante e descobrir como entrar na URL de configuração dele.

  63. Jen disse:

    ola amigo gostaria de saber se existe alguma aparelho que bloqueios sinais de wireless, tipo o que bloqueia celularem um raio de 10m aguardo resposta.

  64. Gala disse:

    O senhor russo diz que está la toda a informação mas ninguém consegue quebrar a segurança.. se calhar não sabe quebrar..

  65. russoz disse:

    Nossa, agora ficou feio pra mim, hein?

  66. Adler Medrado disse:

    Como tem gente burra e arrogante postando mensagens aqui.

    Russoz, sinceramente, não sei como você tolera esse pessoal.

    []s

  67. russoz disse:

    Eu não tolero. É o servidor do blog que tem que aguentar esse povo. ;-)

  68. oi amigos onde moro tem algumas redes wirelles com senho com é que posso encontrar a senha deles, muito obrigado pela atençaõ. disse:

    oi amigos onde moro tem algumas redes wirelles com senha com é que posso encontrar a senha deles,para eu poder acessar? é que atualmente to sem trabalhar dai to sem condições de pagar um net. muito obrigado pela atençaõ.

  69. Heverton disse:

    Tenho um notebook HP pavilion 6220 e gostaria de saber como aumentar a recepção de sinais de rede, já que as antenas externas que pesquisei são de enroscar! OBS: Minha placa de rede é interna.
    Grato

  70. anjomoleke disse:

    tenho um lepop com wirelles e quria saber com conctar sem pagar no prevedor da minha cidade
    agradeço

  71. oszi disse:

    Russoz meu amigo vc tem um passo a passo de como utilizar o cain & abel.
    Desde ja fico agradecido.
    Oszi

  72. rodrigo disse:

    e ai meu querido, ó eu vou ser direto: Minha cidade tem bastante sinal de net a rádio!
    como eu faço pra acessar a net usando o sinal a rádio, sem paga nada?
    ou seja como faço pra burlar o negócio? É só mudar a placa do meu PC e comprar uma anteninha que vai nessa placa?

Os comentários estão desativados.